Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

Zona de conforto – é fora dela que sua vida realmente se inicia

Como sair da zona de conforto

A conhecida e tão temida zona de conforto… É certo que, por diversas vezes, você já ouviu frases de pessoas falando sobre os perigos da zona de conforto, o quanto ela está lhe atrasando e que é fora dela que a sua vida realmente irá começar. Porém, você sabe o porquê disso?

Por que essa tal “zona de conforto” é algo tão ruim se, como o próprio nome sugere, é uma situação na qual estamos em conforto conosco? Não seria esse o objetivo da vida? Chegar até um local no qual nos sentimos confortáveis e acomodados?


Zona de conforto

A zona de conforto como o próprio nome sugere é sim um lugar seguro, confortável e do qual você se sente acomodado, porém, apesar dessas “qualidades” ela não é necessariamente boa, você estar na sua zona de conforto não significa que você esteja realmente bem, feliz ou satisfeito consigo mesmo e suas realizações pessoais.

Medo, esse é um dos principais motivos que nos fazem ficar na zona de conforto.

Você não está necessariamente feliz com sua vida, não esta feliz com seu emprego atual, não está satisfeito com o local em que vive e nem mesmo com você, porém, está acomodado.

A situação na qual você se encontra momentaneamente, apesar de não lhe agradar, permite viver, e, para sair dessa situação e ir em busca daquilo que você realmente deseja seria necessário enfrentar novos desafios, desbravar novos caminhos dos quais você ainda não conhece. Seria necessário sair dessa zona de conforto atual e se arriscar, enfrentar seus medos, e isso, realmente não é uma tarefa fácil.

zona de conforto
Na zona de conforto você se limita em apenas uma realidade e possui medo de tudo aquilo que a ultrapassa.

O que é zona de conforto

A zona de conforto é uma situação “mental” em que nos encontramos. É o local onde todas ou boa parte de nossas ações, pensamentos e comportamentos não causam medo, ansiedade ou risco, é onde você se sente “seguro”.

Uma vez em que uma pessoa se encontra na zona de conforto ela tem um certo “medo” da mudança, receio de tudo aquilo que foge de sua rotina habitual, ela não quer correr riscos ou enfrentar novos desafios. E, dessa forma, ela se torna uma pessoa limitada… Limitada a apenas a sua realidade e aquilo que ela conheceUma pessoa que não desenvolve a própria criatividade e nem explora suas próprias qualidades, que não se permite sonhar ou traçar novos objetivos até mesmo porque para isso ela precisaria se arriscar, se tornando então acomodada com sua rotina e nada que extrapole a mesma.


Sair da zona de conforto

Certo, já sabemos o que é a zona de conforto e como nos tornamos limitados dentro da mesma, porém, como sair dela? Como criar coragem para talvez abandonar parte daquilo que conhecemos e realmente nos permitir buscar nossos verdadeiros sonhos e objetivos? Como sair desse estado tão convidativo que é a zona de conforto?


Por que é difícil sair da zona de conforto?

Antes de responder a grande questão de como sair da zona de conforto, vamos entender o por que se é tão difícil sair da mesma, o que acontece nesse estado mental que nos prende tanto e nos parece tão aconchegante por mais maléfico que seja.

Bom, o próprio cérebro nos propicia e nos impulsiona a entrar em um estado de zona de conforto. Nossos comportamentos e pensamentos são repetidos dia após dia até alcançarem a exaustão, uma vez nesse estado o cérebro irá os impulsionar cada vez mais, o cérebro força padrões comportamentais e quanto mais ficamos nesse estado mais difícil se é sair dele, uma vez em que até mesmo nossa cabeça nos favorece a isso.

Sair da zona de conforto é difícil porque comumente as pessoas encontradas nesse estado estão desmotivadas inconscientemente. As mesmas se autossabotam e possuem uma facilidade em acabar com quaisquer novas oportunidades que surjam em sua frente. O simples ato de pensar em uma possível mudança drástica em sua vida já lhe causa um medo, uma ansiedade, e ela então mais uma vez de forma inconsciente, diz para si mesma que está “bem” na situação atual.


Como sair da zona de conforto

Autoconhecimento

O primeiro passo para sair da zona de conforto é se auto conhecer, saber suas prioridades, seus sonhos, gostos, saber lidar com você mesmo, suas emoções e sensações. Quando você próprio não tem um conhecimento real sobre sua vida, se torna fácil que a zona de conforto acabe por lhe consumir.

Chegar ao autoconhecimento não é fácil, mas você pode contar com um auxilio para o mesmo: que tal uma ajuda psicológica? Pode também praticar atividades e hobbies que lhe influenciem a se autoconhecer, como yoga e meditação.

Caso se interesse pela aromaterapia ela também tem um grande poder de estimular o autoconhecimento, use incensos, óleo essencial de hortelã pimenta ou aquele que melhor lhe agradar e tire um momento para você se conhecer melhor.

Altere rotinas

Uma vez em que você tem a noção de que está na zona de conforto e deseja sair da mesma, tente fazer isso de forma delicada inicialmente: altere pequenas rotinas, vale até mesmo optar por um caminho diferente até chegar ao trabalho.

Trace novas metas

Com o autoconhecimento você possui a exata noção do que deseja. Você não é facilmente influenciável e nem cai na rotina, então, trace novas metas e vá em busca das mesmas… Aprender uma nova língua? Viajar para um país diferente? Mudar de emprego? Aprender uma nova receita? As opções são muitas.

Comece aqui e agora

Após traçar novas metas, você deverá agir! Não espere o momento perfeito, a situação ideal, comece aqui e agora, com aquilo que você tiver a sua disposição no momento. Adiar seus objetivos na espera de um momento ideal é apenas mais uma forma da zona de conforto continuar lhe mantendo como refém.


Seu crescimento começa onde sua zona de conforto termina

Essas foram apenas algumas dicas que você pode adotar para abandonar a zona de conforto, porém, é importante que você entenda e tenha conhecimento que sair desta situação pode não ser uma tarefa fácil. Não se cobre tanto na “batalha”… Vencer deve ser algo gradual e natural… Autoconhecimento é a chave para que você dê o primeiro passo para sair da zona de conforto.

Cada conquista, mesmo que mínima, que você tenha fora da sua zona de conforto irá lhe mostrar o quão gratificante é se aventurar pelo mundo, a cada paço que você der fora dessa zona mais longe você irá querer chegar.

Conheça a Palestra Motivacional para Empresas de Rodrigo Pimentel

Peça um Orçamento

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat