Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

Certificado Digital para Empresas: o que é, tipos e muito mais!

Emissão de Certificado Digital para Empresas
Obter um certificado digital de pessoa jurídica é uma forma de validar a sua assinatura digital, fazendo com que as partes burocráticas de um negócio sejam resolvidas em uma questão de segundo. Entretanto, existem vários tipos de certificados, ideais para cada tipo de negócio e também para as necessidades da gestão de processos.

Este texto vai mostrar que o certificado é uma forma incrível de fidelização dos clientes e ajudará o empresário a gerar mais economia e ter praticidade na dinâmica diária de trabalho. Confira!


Certificado digital: o que é?

Primeiramente, precisamos explicar o que é um certificado digital. Consiste na validação de uma assinatura eletrônica, a representação da nossa assinatura oficial nos dispositivos eletrônicos.

No entanto, a alteração de documentos de forma criminosa faz com que muitos desconfiem dessas assinaturas, o que é compreensível. Mas o certificado digital de pessoa jurídica, bem como o de pessoa física, apresenta códigos, validação e autenticação com tecnologia de ponta para validar que aquela assinatura é verdadeira. Logo, você vai economizar o tempo de ir ao cartório firmar os seus documentos e terá total segurança.

Um dos antecessores da assinatura digital é um carimbo em que as pessoas colocavam o seu nome, função e as informações de seu documento. No entanto, para confirmar que foi aquela pessoa que carimbou muitas vezes, que foi feita uma rubrica sobre a gravura.

Entretanto, o certificado digital é bem mais eficiente, visto que não necessita de sua presença física nos estabelecimentos para validar o documento.


Vantagens de utilizar o certificado digital

A seguir, vou listar 10 motivos para utilizar o certificado digital:

  1. Reduz a burocracia de acordos;
  2. Menor uso de papel, que ajuda a diminuir impactos negativos no Meio Ambiente;
  3. Tudo pode ser resolvido pelo computador ou dispositivos móveis;
  4. Comprovação de que não usarão a sua assinatura de má-fé;
  5. Melhora a gestão de processos;
  6. Colabora com a fidelização dos clientes;
  7. Certificado digital está na mesma plataforma onde você assina seus documentos;
  8. Não precisa de testemunhas para comprovar a sua assinatura;
  9. Declaração de impostos menos problemáticas;
  10. Não há gasto de material físico, como scanner, caneta, armários etc.

Mas, você sabia que existem vários tipos de certificados digitais? Confira quais são no tópico a seguir.

Tipos de certificado digital

O certificado digital é obtido para fins de uso pessoal ou empresarial. Pessoal pode ser através de um e-CPF, para empresas ou empreendedores será o e-CNPJ. Notas fiscais eletrônicas também podem ser emitidas por esses certificados.

Já os certificados por formato mais conhecidos são do tipo A e S, que vão fazer uma criptografia para que aquele garantir a segurança do certificado, e fazer com que tenha a mesma validade de uma assinatura feita a punho.


Validade jurídica da assinatura eletrônica em contratos

A assinatura eletrônica em contratos por meio do certificado digital é uma forma de garantir a veracidade no meio judicial. Um dos tipos de certificado digital e-CNPJ A1 é um dos mais utilizados, e ele não depende de outros dispositivos para funcionar, a não ser, é claro, o computador onde estará instalado e o acesso à internet.

Apesar de ter validade de 1 ano, ele pode ser cadastrado nas mais diversas máquinas.


Como obter um certificado digital?

Você pode obter seu certificado digital por meio de uma certificadora válida de acordo com as normas da IAP-Brasil, que garantirá que suas informações estejam em segurança e permitirá a assinatura digital com validade legal para assinar e emitir documentos.

A obtenção é feita de uma forma simples e sem muita burocracia. Procure no Google por “empresas certificadoras” e irá encontrar uma lista de empresas que oferecem serviços tanto de assinatura digital para pessoas físicas, quanto jurídicas e, com isso, facilitará sua rotina pessoal ou empresarial.

Gostou de saber mais sobre o certificado digital de pessoa jurídica? Continue acompanhando o nosso conteúdo. Deixe aqui o seu comentário se apresentar mais alguma dúvida sobre o assunto.

Conheça a Palestra Motivacional para Empresas de Rodrigo Pimentel

Peça um Orçamento

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat