Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

9 dicas para criar um ambiente que estimule o crescimento profissional

Reunião de trabalho com pessoas em ambiente de trabalho estimulante

De certa forma, o objetivo da empresa é cumprido quando os objetivos individuais dos colaboradores são cumpridos também. Como assim? Basicamente, o crescimento profissional dos funcionários permite o crescimento da empresa.

Afinal, se ele cresce na sua empresa, ele ganha motivação e aprimoramento das próprias habilidades. Um colaborador motivado e mais eficiente se esforça mais, estuda mais e se torna capaz de cumprir as metas que você definiu.

Você ganha, ele ganha – mas como fazer isso? Prossiga com a leitura e entenda qual é a importância de um ambiente de trabalho saudável e como fazer a sua empresa ter um!

Qual é a importância de um ambiente de trabalho saudável?

“O que se vê em muitas empresas é a subvalorização do funcionário em prol dos lucros do negócio. Contudo, se o funcionário é subvalorizado, sua empresa é subvalorizada também.”

Em muitos aspectos, o recurso humano de uma empresa é a coisa mais importante que ela possui. Quando subvalorizado, ele é como um equilíbrio instável, que pode ser abalado pela menor das brisas.

E qual é o primeiro passo para valorizar seu recurso humano? O ambiente de trabalho. É a partir dele que você consegue valorizar o funcionário, que vai se sentindo cada vez mais motivado e produtivo.

Através de um ambiente de trabalho estimulante, é possível atrair talentos e ser capaz de reter esses talentos. Por estar em um ambiente que estimula o seu crescimento profissional, o colaborador dificilmente vai querer levar suas capacidades para outro lugar.

Dessa forma, o ambiente de trabalho saudável é sua maior ferramenta para criar equipes de qualidade capazes de promover resultados!

Quais habilidades podem ser estimuladas no local de trabalho?

Se um ambiente estimulante promove o crescimento profissional, como ele faz isso? Através do incentivo a certas habilidades:

  • Foco: trabalhar com metas é essencial no local de trabalho, pois aprimora o foco;
  • Habilidades interpessoais: o colaborador se torna capaz de ouvir, tolerar e reconhecer o outro. Mais do que concorrentes, os membros de uma equipe são parceiros em prol de um objetivo, que é crescer;
  • Motivação no trabalho: a motivação é essencial para que o trabalhador continue tendo esforço e dedicação. Melhor, é uma forma de incentivar seus colaboradores a se manterem atualizados no trabalho;
  • Trabalho em equipe: a ideia de um ambiente estimulante é que ele promova a troca de experiências entre os colaboradores e deles com você. Isso garante melhor eficiência e comunicação interna;
  • Dever: com o estímulo certo, seus funcionários são capazes de cumprir com prazos e de parar com as intromissões (celulares, redes sociais, conversas paralelas, etc);
  • Adaptação: por fim, o ambiente de trabalho pode tornar o seu colaborador mais apto a sair da zona de conforto e melhorar. Isso é ideal para tempos de crise na empresa.

Como reconhecer um ambiente de trabalho ruim?

Se um local de trabalho bom atrai e retém talentos, o ambiente de trabalho ruim faz justamente o contrário. Segundo estudo da Harvard Business School, 38% dos funcionários diminuem de forma intencional a qualidade dos seus trabalhos.

Num outro estudo, foi observado que 3 a cada 10 funcionários entrevistados se mostram irritados em casa pela cultura organizacional. Basicamente, o ambiente de trabalho ruim torna a sua empresa pior – e como reconhecer isso?

  • Há falta de liderança positiva;
  • Há a presença generalizada do medo do fracasso;
  • Pouca união da equipe;
  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Saúde mental péssima entre os colaboradores;
  • Constantes confusões e disfunções.

Isso, e outras coisas, são tudo o que deve evitar no seu ambiente de trabalho. Para lhe ajudar, aqui vão algumas dicas para um ambiente de trabalho saudável!

9 dicas para um ambiente de trabalho saudável que incentive o crescimento profissional

Agora que entendeu qual é a importância de um ambiente de trabalho saudável, é momento de pôr em prática a mudança de cultura. Ela começa por sua liderança positiva e se alastra por todos os pontos do local de trabalho.

A empresa tem um papel claro no desenvolvimento profissional dos colaboradores, pois se eles crescem, maior é o seu capital humano. Por isso, confira agora as dicas para um ambiente de trabalho saudável!

Faça um diagnóstico do seu ambiente de trabalho

Antes de mudar qualquer coisa, é necessário reconhecer os erros. Para criar o ambiente estimulante, observe o que foi feito anteriormente: os recursos oferecidos aos funcionários, a comunicação no trabalho, a união da equipe, etc.

Com os erros gravados na sua mente, você é capaz de começar com as correções: bons equipamentos para o trabalho, otimização da rotina, iluminação agradável, liderança com comunicação mais aberta, entre outras medidas.

Invista na gestão de pessoas

Como dito anteriormente, a mudança começa pela liderança e o líder deve ser capaz de gerir pessoas. Por isso que sua empresa deve investir na gestão profissional de pessoas, de forma a capacitar os gestores.

Se o gestor teve formação profissional para gerir, ele se torna mais capaz de lidar com os colaboradores, sendo até mesmo uma fonte de inspiração. Isso é um passo crucial para formar um ambiente estimulante.

Fomente a aprendizagem no local de trabalho

É papel do gestor sempre incentivar os colaboradores a se manterem atualizados e melhores dentro de sua área. Isso pode ser feito através do compartilhamento de conhecimento ou por meio de treinamentos, cursos e videoconferências.

Uma ideia interessante é fazer o Job Rotation ou rodízio de funcionários, promovendo a troca de funções numa equipe. Isso permite que os colaboradores adquiram novas capacidades e que aprimorem as habilidades interpessoais.

De qualquer forma, sempre abra espaço para a equipe evoluir no trabalho.

Torne o espaço um pouco mais informal

Você não precisa fazer o novo “espaço de trabalho da Google”, mas torne o seu ambiente mais informal e tranquilo. Um local pesado e pouco transitivo estimula a tensão e não promove a criatividade, algo importante para o surgimento de soluções no trabalho.

Permitir uma comunicação maior da sua equipe, de maneira leve, não atrapalha a produtividade – até mesmo pode melhorar ela. É através dessa interação social informal que surge a união da equipe.

Se comunique com os seus comandados

O líder não é apenas aquele que fica ordenando – se trata de alguém que atua como guia ou orientador para os comandados. Por isso que é contraproducente ficar sentado no escritório, distante dos funcionários.

Seja parte do dia deles, conversando de maneira informal e trabalhando junto deles na solução de algum problema. Esse companheirismo é um forte estimulante no ambiente de trabalho e um exemplo de liderança positiva.

Deixe claro um propósito para os funcionários

Ganhar um salário maior é uma boa forma de incentivar alguém a trabalhar, mas não é de fato um propósito. O propósito é o maior estímulo ao crescimento profissional, pois ele significa que há uma meta a ser alcançada.

No ambiente de trabalho, é importante que deixe claro que é possível crescer na empresa, pois a estagnação é o maior inimigo do crescimento. Afinal, se o funcionário vai continuar no mesmo lugar, por que ele deveria se esforçar em crescer?

Com uma perspectiva de crescimento visível, e a possibilidade de reconhecimento profissional, o colaborador passa a se empenhar mais em suas tarefas.

Promova o reconhecimento profissional

Em complemento ao ponto anterior, você deve reconhecer o crescimento do profissional. Não há nada mais desestimulante para o colaborador do que se esforçar e não ter nem o mínimo de gratificação.

Essa gratificação começa com a congratulação, pois elogios são sempre bem-vindos. Contudo, dependendo da conquista do colaborador, passe a oferecer prêmios e bônus.

Conforme a equipe é premiada pelo seu desempenho, mais impelida ela se sente a continuar com o trabalho competente.

Deixe claro qual é o objetivo da empresa

Não só o objetivo individual deve ser fomentado na sua equipe, o grande objetivo da empresa também deve ser presente no imaginário dela. Basicamente, o profissional deve se sentir parte do que é feito na empresa.

Isso permite que ele tenha maior motivação (afinal, ele pode contribuir para o sucesso da empresa) e que desenvolva o trabalho em equipe. Deixe claro para todos que não há como conquistar o grande objetivo sem a união do grupo.

Promova reuniões em equipe

Por fim, você deve realizar reuniões em equipe regularmente, de forma a ter maiores feedbacks do trabalho. Você deve ouvir as falhas e acertos dos colaboradores, assim como as falhas e acertos do gestor da equipe.

Todos devem ter a chance de saber onde estão errando e onde estão acertando – isso é primordial para o crescimento profissional.

Um ambiente estimulante é um ambiente aberto para discussões

O crescimento profissional é basicamente sobre capacitação, comunicação e motivação. Essa trindade é o que gera um ambiente estimulante: a equipe é capacitada para o trabalho, pode se comunicar com o chefe e tem o seu trabalho reconhecido.

Então, se você busca fomentar o crescimento profissional no seu ambiente de trabalho, tenha em mente essas três palavras. Para reforçar esse aprendizado, contrate agora o palestrante motivacional Rodrigo Pimentel, ex-BOPE e autor de Elite da Tropa!

Conheça a Palestra Motivacional para Empresas de Rodrigo Pimentel

Peça um Orçamento

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat